18/09/2009

Um já conhecido jornalista


Há tempos escrevi um post, que denominei As Trafulhices do Público, denunciando uma notícia completamente aldrabona que metia o Carlos Carvalhas, os encontros da Aula Magna e uma outra realização, que os seus organizadores, por mera casualidade, fizeram quase coincidir com os tais encontros e para onde convidaram o ex-Secretário-Geral do PCP, além de outros, como Jorge Sampaio.
A notícia confundia todas estas realizações e chegava ao ponto de considerar Carlos Carvalhas, secretário-geral da CGTP. Na altura como os disparates eram tantos deduzi que mesma tinha sido redigida por um(a) estagiário(a) do Público, que, acabado(a) de chegar, trocava tudo. Ora, a mesma era assinada por LA que eu na minha ignorância confundia com o(a) tal estagiário(a). Depois via blog do Vítor Dias vim a saber quem era o dito jornalista: Luciano Alvarez, que afinal merece a confiança do Presidente da República e da própria Direcção do Público.
Este senhor é o mesmo que hoje aparece nas bocas do mundo como tendo sido procurado por um assessor do Presidente da República, Fernando Lima, que, depois de lhe passar a mão pelo pêlo, o encarrega de fazer uma notícia sobre a vigilância que o Primeiro-ministro andaria a fazer ao Presidente da República, através de um assessor que tinha sido enviado para espiar os passos que este tinha dado aquando de uma visita de Estado à Madeira.
O tal Luciano Alvarez escreve então um e-mail ao seu colega de jornal, na Madeira, que é um mimo de português e do modo como estas coisas são tratadas na política, sugerindo-lhe que a notícia parta de lá, para que dê a sensação que foi uma fuga de informação do gabinete do Alberto João.
Recomendo-vos a leitura do e-mail pela ideia sinistra que transmite de como nós, os ignorantes, somos tratados por estas avis rara que têm a capacidade de nos aldrabar e de tentar condicionar o nosso juízo crítico. E ao mesmo tempo levar-vos a pensar que Cavaco e Sócrates estão bem um para o outro e que não merecem estar à frente deste país, tão detestável tem sido o seu comportamento.

2 comentários:

Aristes disse...

Arruada, neologismo nojento?
Ou ignorância e sectarismo de VPV?

Jorge Nascimento Fernandes disse...

Obrigado pela sua visita. Ainda bem que andou a investigar a origem do termo arruada, sempre serviu para desmascarar o presunçoso VPV